Cachaça

CACHAÇA / AGUARDENTE DE CANA DE AÇÚCAR


agriculture-70956_640Cachaça, pinga, cana ou caninha são nomes dados à aguardente de cana de açúcar, uma bebida alcoólica tipicamente brasileira.

A cachaça ou aguardente de cana é obtida com a destilação do caldo de cana de açúcar fermentado.

A cana de açúcar, planta pertencente a família das “gramíneas” (saccharum officinarum), originária da Ásia.

Legislação no Brasil

De acordo com o Decreto 4851 de 2003, artigo 92 diz o seguinte sobre a cachaça:

“Cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48 %Vol. a 20 ºC, obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até 6 g/l. expressos em sacaroses.

 

Um pouco de história

limana destiladorOs primeiros relatos sobre fermentação vêm dos egípcios antigos. Os gregos registraram o processo de obtenção da “acqua ardens” ou “água ardente”. A água que pega fogo. Os alquimistas atribuem propriedades místico-medicinais e a chamam “Água da vida” e os franceses a chamam “eau de vie”, receitada como elixir da longevidade.

O caldo de cana é composto por água (85 a 95%), álcool etílico (4 a 12%) e outros componentes.

A fermentação ocorre por ação de leveduras, principalmente  “Saccharomyces cerevisae”. Ao caldo de cana destinado à fermentação dá-se o nome de “mosto”. O Processo de fermentação dura em torno de 24 h. Em seguida é realizado o processo de destilação, quando o Brix se iguala a zero. O processo de destilação pode ser realizado em alambiques de cobre ou aço-inox (produção artesanal), produzindo uma cachaça com menos compostos secundários, é, neste processo, que ocorre a transformação da “glicose” em “etanol” e outros compostos secundários.

Durante a destilação são coletados três frações: cabeça (15% a 20% do volume destilado), coração 60% do volume destilado e cauda (15% a 20%) do volume destilado. A fração cabeça é rica em metanol e ácidos, e não deve ser utilizada para o consumo, na fração coração são coletados os principais compostos e mais desejáveis na aguardente, já na fração, cauda, também chamada de óleo fusel deve ser  descartada.

A cachaça obtida da fração “coração” pode ser comercializada depois do período de maturação (três meses) ou ser envelhecida em toneis de madeira nobre por um período mínimo de um ano.

 

Descanso e envelhecimento

inox Passo 1        Barril madeira Passo 2      toneis carvalho  Passo 3

 

Durante o período de descanso ou maturação da cachaça, que varia de três meses a seis meses, ocorre a oxidação dos aldeídos responsáveis pelo odor forte.

Durante o seu envelhecimento pode ocorrer na interação entre a bebida e o tipo de madeira do barril.

Cachaça Nova: a bebida obtida após destilação, não pode ser engarrafada sem a devida padronização ou maturação ou estágio mínimo de três meses.

Cachaça Descansada: a bebida mantida em descanso em tanque de aço-inox ou barril de madeira por um período inferior a 6 meses.

Cachaça envelhecida:  a bebida submetida a processo de envelhecimento em tonel ou barril de madeira por um período de 12 a 24 meses.

Cachaça matizada: a bebida resultante do corte de um mínimo de  50% de cachaça “envelhecida” com cachaça “nova” ou “descansada”.

Cachaça Reserva Especial Tipo Premium: a bebida resultante do processo de envelhecimento mínimo de 12 a 36 meses em tonel ou barril de madeira.

 

DEGUSTAÇÃO

Degustação é uma avaliação que se faz da cachaça para estipular se ela é boa ou ruim. Consiste em exame: visual, olfativo e gustativo.

Temperatura: A cachaça deve ser servida a temperatura ambiente entre 15 e 22ºC.  Não é recomendável que seja conservada em refrigerador ou congelador.

Copinho grapa  Copinho cachaçaRecomenda-se o uso de copos de vidro com capacidade de 60 ml.

A cachaça é um produto genuinamente brasileiro. É interessante lembrar que só recentemente o Brasil percebeu as potencialidades da cachaça, produto que, quando produzido criteriosamente e, muitas vezes, aprimorado com envelhecimento em barris de carvalho ou de outras madeiras nobres, apresenta um resultado surpreendente, comparado aos melhores destilados.

Cachaça amarela

 

 

 

A Lucana Ouro, Cachaça ou aguardente de cana, é elaborada de modo artesanal, produzida com cana de açúcar selecionada e de produção limitada. Após sua destilação é maturada em tanque de aço inox e, posteriormente, envelhecida em barril de carvalho por no mínimo 2 anos. Este envelhecimento realça sua qualidade: sua cor, seu aroma, seu bouquet e sabor de uma autêntica e pura Cachaça.

 

 

 

cachaça brancaA Lucana Prata, Cachaça ou aguardente de cana,  é elaborada de modo artesanal, produzida com cana de açúcar selecionada e de produção limitada. Após sua destilação, passa para um período de maturação em tanque de aço-inox, no mínimo de 6 meses. Esse envelhecimento ou maturação realça sua qualidade:  seu aroma, seu bouquet e sabor de uma autêntica e pura cachaça.

Caipirinha: Com a Lucana  Prata, cachaça podemos obter um coquetel, conhecido e apreciado no mundo todo como Caipirinha.

Receita:

Ingredientes: Limão Taiti ou Galego, aguardente de cana Lucana, açúcar, gelo levemente triturado.

Modo de fazer: num copo resistente coloque o limão em pedaço, açúcar e esmague com o pilão, obtendo um pequeno caldo, coloque gelo triturado e acrescente a aguardente de Cana Lucana, aguarde alguns minutos para que a Caipirinha se torne mais gelada e sirva. tim tim, Saúde!

Caixa cachaçasacolinha lucana

Temos uma caixa para presente com 2 unidades, e sacolinha para 1 unidade, ambas exclusivas.