Degustação

Orazio

 

Periodicamente às quartas ou quintas feiras à noite,  a Lucano oferece um curso, sobre  degustação de vinhos a grupos de 14 a 25 pessoas, inscritos com antecedência.

O objetivo deste curso é iniciar o futuro apreciador na arte de degustar de maneira simples. certamente não sairá deste curso, um enólogo, mas o participante poderá iniciar  um longo e agradável caminho no mundo do vinho. Algumas vezes, quando estiver fatigado, com excesso de afazeres,  poderá desfrutar dos prazeres do vinho, como diria o nosso patrício Lucano “Ricordati di affogare la tristezza e le fatiche della vita nel dolce vino”. Mas sempre com moderação.

 

 

 

O curso  é dividido em duas partes :

deg pessoasdegustação p

1ª Parte – O participante é levado a visitar a cantina para observar e apreender como devem ser cuidadas as uvas e, posteriormente, como os vinhos são mantidos com temperatura adequada, em toneis, em garrafas, e as condições de envelhecimento.

2ª Parte – Em seguida são abordados os vários aspectos: temperatura adequada do vinho, retirada da rolha, taças e como segurá-las. São abordados, ainda, aspectos como: limpidez, cor, aroma, bouquet. É oferecida uma degustação de alguns vinhos e os participantes são instados a avaliá-los em seus vários aspectos: Visual:  limpidez, cor e intensidade; Olfato: aroma, bouquet; Gosto: sabor, intensidade, fineza; Gosto: sabor, intensidade, fineza,corpo e retrogosto.

E, finalmente se comenta cada vinho para que cada um tire suas próprias conclusões.

O que nós da Lucano esperamos e desejamos é que seja o início de um longo, porém suave e agradável caminho para cursos mais completos e aprofundados que o nosso, sempre vivenciando o prazer e a satisfação em degustar vinhos.