O início e um pouco de história

O  Início

foto01-a

Como surgiu: No fundo do quintal de casa, hoje sede da Vinícola Lucano, num terreno de 756 m², nosso pai Leonardo Lence por volta de 1969/1970 plantou cerca de 80 pés de uva do tipo Moscato. Em Janeiro e Fevereiro de 1976, tivemos uma “grande safra” em nosso foto02-apequeno parreiral, foi aí que nossa mãe Angela resolveu fazer vinho, aliás voltar a fazer vinho, pois a vocação nessa arte vem de gerações, já que os avós produziam uvas e vinhos. Ela, então, colheu os cachos, amassou-os e colocou-os para fermentar em dois tanques no fundo do quintal. Depois da fermentação, foi engarrafado e o resultado não foi ruim. No ano seguinte  nos preparamos melhor para a “vindima”. No porão até hoje existente, foram feitas algumas adaptações para funcionar  uma pequena cantina (atualmente é o nosso museu onde estão conservados os equipamentos que foram utilizados na época).  Além de nossa produção de uva foto03-acomprávamos mais no Mercado Municipal e produzíamos cerca de 600 litros de vinho.

Assim, a Vinícola Lucano originou-se do trabalho familiar, ao longo de várias gerações do cultivo das videiras e elaboração de bons vinhos na Lucânia ou Basilicata, sul da Itália. A família de Leonardo Lence emigrou para o Brasil em 1960, adquiriu em 1967, uma casa com 756 m² de área, onde se instalou em 1968, hoje sede da Vinicola Lucano,  fundada oficialmente, em 1987, pela família Lence. A Vinícola segue sob orientação de Rocco e Dina que continuam se dedicando à elaboração de seus vinhos.

Um pouco de História

foto05

A “Regione”: Lucania

FerrandinaOs Gregos desembarcaram na Costa Jônica ao findar do VIII século aC. O Sul da Itália era conhecida por Magna Grécia. Em Metaponto, antiga colônia grega, podem ser visitadas as famosas Tavole Palatine, templo dedicado a Hera. No interior do Parque Arqueológico, é possível admirar restos de muros um teatro, a Necrópolis de Crucinia e quatro templos. O templo dedicado a Atena que é o mais antigo, o templo de Apolo,  os restos do templo de Hera em estilo dórico e o templo dedicado a Afrodite. E não se pode deixar de visitar o Museo Arqueologico Nacional, onde uma seleção de mais de 2000 achados podem ser observados e de rever as fases de vida da antiga Metapontum, a partir da Pré-história até o período tarde-antigo.

Tavole Palatine

(Tavole Palatine)

Os Gregos denominaram essa região de Enotria, que significa terra das uvas e vinhos, pois os nativos já se dedicavam ao cultivo das videiras e à elaboração de vinhos. O nome Itália surgiu na região da Lucânia no século VII aC e não se estendeu a toda a península. Somente no  século I aC.