Sucos

A  Legislação Brasileira define suco de uva como sendo uma bebida ou produto não fermentado. resultante do esmagamento da uva  sã, fresca e madura, por meio do mosto simples sulfitado (adicionado dióxido de enxofre, necessário para evitar a fermentação).

COR

Quando à cor, o suco pode ser tinto ou branco.

TIPOS DE SUCO DE UVA

NATURAL/INTEGRAL

O suco de uva natural/integral é aquele que é elaborado com 100% de uva. A designação natural ou integral priva a adição de açúcares em sua composição.

ADOÇADO: é aquele que recebe açúcar e não ultrapassa a quantidade máxima de 10% do açúcar natural.

É obrigatório estar no rótulo a designação “Suco adoçado”

CONCENTRADO: é o suco parcialmente desidratado, por meio de processo tecnológico adequado que não exceda a 3% do teor de umidade, apresentando concentração mínima equivalente a 65º Brix em sólidos naturais da fruta.

ALIMENTO – Um dos mais completos

O consumo do suco de uva natural ou concentrado é cada vez maior. A bebida é considerada um alimento funcional e com alto poder antioxidante. O que contribui na prevenção do envelhecimento e das doenças  neuro-degenerativas. Os responsáveis por isso são os famosos polifenois  presentes na composição da uva. Ao mesmo tempo que dão cor a fruta, eles também atuam como anti-oxidantes. O suco de uva tinto apresenta uma concentração total de polifenol três vezes maior do que os sucos cítricos, o que aponta o efeito potencial de polifenois na agregação plaquetaria. Esse efeito pode reduzir os riscos de trombose coronária e infarto. De acordo com a doutora em Biomedicina, estudiosa do suco de uva. Caroline Dani, o suco é um aliado na prevenção de doenças. Ele ajuda no combate ao câncer, auxilia no bom funcionamento do organismo, previne as doenças cardiovasculares, reduz a pressão arterial e também o aparecimento de doenças neurológicas como o Alzheimer.

Estudos apontam ainda que beber 400 ml, em torno de dois copos de suco de uva por dia, para uma pessoa de 70 Kg, é possível suprir em 100% a necessidade diária de ferro, manganês, cobre e zinco. Esses minerais também contribuem para a prevenção da anemia, destaca a estudiosa.

VERDADEIRO LEITE VEGETAL

O suco de uva pode ser comparado ao leite materno, devido ao seu valor nutritivo.  Alimento energético e reconstituinte, é rico em vitaminas, ativa as funções hepáticas intestinais e renais e, ainda é um energético desintoxicante.

Estudo apresentado por J Mirouze e Mille Y. Schmonker, no Congresso de Dietética no ano de 1962, destaca a contribuição polivalente da uva. Ao mesmo tempo em que é uma bebida, pelo seu teor hídrico, é também um alimento energético por sua riqueza glucídica e plástica, considerado, assim, um verdadeiro leite vegetal. Ainda a especialista Johanna Branbdt destaca a ação laxativa da uva, o que purifica o organismo.

suco brancoSuco branco Natural ou Integral. É elaborado com 100% de uvas branca entre as quais: Niágara, Moscato, e outras, resultante do esmagamento de uva sã fresca e madura, por meio do mosto sulfitado de modo a evitar a fermentação, desta forma obtém-se um produto não fermentado e não alcoólico

Ingredientes: suco natural integral de uva, contém conservante INS 202

Produto Pasteurizado e sua validade e por 2 anos a partir da data do engarrafamento. Após aberto conservar em geladeira no máximo e até 5 dias.

Não Contém Glutén

Beber Gelado

Este suco é de uva e não estranhe se ocorrer a formação de cristais no fundo do recipiente.

 

suco tintoSuco Tinto Natural ou Integral. É elaborado com 100% de uvas tintas entre as quais: Isabel, Bordô, Couderc, Seibel e outras, resultante do esmagamento de uva sã fresca e madura, por meio do mosto sulfitado de modo a evitar a fermentação, desta forma obtém-se um produto não fermentado e não alcoólico

Ingredientes: suco natural integral de uva, contém conservante INS 202

Produto Pasteurizado e sua validade e por 2 anos a partir da data do engarrafamento. Após aberto conservar em geladeira no máximo e até 5 dias.

Não Contém Glutén

Beber Gelado

Este suco é de uva e não estranhe se ocorrer a formação de cristais no fundo do recipiente.

 

SUCO DE UVA –  VARIEDADES DAS UVAS

Principais variedades de uvas utilizadas para produzir Suco

Isabel sucoISABEL  Tinta,  cultivar de Vitis labrusca, híbrida natural labrusca-vinífera. originou-se de semente no estado da Carolina do Sul, Estados Unidos da América e foi difundida por William Prince que a denominou Isabella em homenagem a senhora Isabella Gibbs. Por volta de 1820, foi levada para a Europa; entre 1830 e 1840, foi introduzida em São Paulo  e, logo após, no Rio Grande do Sul por Thomas Maister. É a uva mais plantada no Rio Grande do Sul. Espalhou-se por todas as regiões vitícolas do país e foi a principal cepa cultivada no Brasil, servindo de base para o desenvolvimento da viticultura do país. Vinhedos cultivados em pé franco atingem 80 a 100 anos. A uva hoje é utilizada para a elaboração de vinhos de mesa,o suco de uva. O suco de uva Isabel é a base do suco brasileiro e ela é também utilizada para o consumo ­in natura.

Bordô suco

BORDÔ: Tinta, Bordô ou Ives ou Ives Seedling, cultivar de Vitis labrusca, selecionada por Henry Ives em 1840, Ohio, Estados Unidos da América, conhecida ainda como Terci ou Folha de Figo. Foi trazida de Portugal por volta de 1904 para o Rio Grande do Sul e, posteriormente, levada para Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. A uva Bordô, devido ao teor de matéria corante em sua casca, é usada para elaborar suco de uva e vinho, é também para corrigir a coloração de sucos e vinhos a base de uva Isabel ou de Concord, pois estes, isoladamente, não têm muita cor.

Concord suco

 

 

 

CONCORD: Tinta  é a cultivar de Vitis labrusca mais procurada para a elaboração de suco pelas suas características de aroma. Em geral é cultivada de pé franco com bons resultados. É bastante produtiva quando em poda longa. Apresenta alta resistência às doenças fúngicas, sua colheita é precoce em relação às demais castas.

Rubea suco

 

 

RÚBEA – Tinta, Cultivar oriunda de um cruzamento entre Niágara Rosada e Bordô, cultivar lançada pela Embrapa Uva e Vinho em 1998, é especialmente recomendada como melhoradora do suco de uva brasileiro. Apresenta intensa cor violácea, aroma e sabor de alta qualidade para suco de uva. Também pode ser usada para a elaboração de vinho tinto para corte com vinhos pouco coloridos de Isabel.

Jaques suco

 

JAQUEZ  Tinta : cultivar de Vitis bourquina, a Jaquez é muito cultivada no Rio Grande do Sul, também é denominada  (erroneamente) de Seibel, é uma das principais castas cultivadas no Sul de Minas. Planta vigorosa e muito produtiva, tem elevado potencial de açúcar, é normalmente plantada de pé franco. Dando origem a vinho e a suco de uva de coloração intensa, porém, a coloração é instável.

 


couderc suco v2COUDERC
Tinta ou Seibel 1077, cultivar híbrida (rupestres x linsecumil) x vinífera, cultivada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O principal predicado dessa cultivar é a intensa coloração dos seus produtos. Planta vigorosa e produtiva, mas sensível à podridão cinzenta. O vinho ou suco obtido possui pouca acidez e de sabor neutro, pode ser cortado com outras uvas ou vinhos ou sucos.

 

Niagara suco

NIÁGARA Branca– foi criada por Hoog & Clark a partir do cruzamento Concord x Cassady realizado em 1868 em Nova Iorque, Estados Unidos. Planta bastante resistente a doenças e de fácil manejo. A Niágara Branca é a principal uva americana para a produção de suco branco, vinho de mesa e consumo in natura, como vinho é muito apreciada devido ao intenso aroma e sabor de framboesa. As principais regiões produtoras são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sul de Minas e encontra-se difusa em pequenas áreas em várias partes do Brasil, utilizada para produção de vinhos caseiros.